terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Mundo Moderno e a Beleza "Internetilesca"

         Com o avanço da informatização é comum que novas tecnologias sejam acessadas pela grande maioria. A informática avançou de uma forma tão rápida que anda meio complicado até saber diferenciar o mundo real do virtual as vezes ou pelo menos assim parece ser para a maioria das pessoas. Uma dessas tecnologias que entrou de forma abrupta em nossas vidas foi a edição de imagens digitais. Atualmente, qualquer horinha em qualquer programinha básico consegue fazer coisas que antes era realizado somente por profissionais e levava horas. Mas ao meu ver isso é uma coisa boa! Certo?
         Tecnicamente... Como o ser humano sempre tem aquela capacidade básica de deturpar tudo que toca, até isso é utilizado de forma estranha.
         Nos dias atuais é bem fácil ser quem quiser. Você pode ser a Lady Gaga, o Élvis, Um alien, o Naruto, o sr Spok ou até mesmo fingir ser um Deus! Basta apenas criar um e-mail e entrar como tal em uma rede social. Isso nunca foi e nunca será um problema, desde que tenha convicção de que é um “fake” e só está fazendo isso como hobbie, para pura diversão. O problema surge quando você é você, mas não quer ser você e finge ser você de um jeito que não é você. Entendeu? Não? Certo.
         Encontramos hoje em dia, pessoas que na internet são um certo alguém que de verdade mesmo só utiliza o nome(isso sem falar naquele bando de tréco-tréco que colocam no lugar onde serviria para o nome e o deixam impossível de ler, tendo que decifrar), pois são totalmente o contrário do que são no real. Ai onde entra a confusão do mundo virtual com o mundo real. O mais marcante do ser ou não ser moderno é a beleza, portanto, de inicio, vamos enfatizar tal artefato contemporâneo.
         Num belo dia qualquer uma pessoinha está ali navegando por sua rede social preferida e de repente para de clicar e clicar quando algo lhe chama a atenção. Aquela coisa esbelta aparece. Ao navegar pelas imagens, descobre cada vez mais o encanto da tal ou do tal. Fica deslumbrado(a) com a barriguinha travada, com a pele lisa, com os lábios vistosos, carnudos e avermelhados, sem falar no carregamento de depoimentos cobertos de elogios, alegria e momentos lindos (que na maioria das vezes vem de pessoas que nem se quer já tenha visto ou conversado com essa pessoa ao vivo e em cores). O fascínio ocorre de imediato e o clique em adicionar já acontece nesse exato momento. Começa então uma saga rumo ao tesouro! Iniciam a conversa por ali mesmo com um oi e depois partem para um messenger e tudo vai cada vez ficando mais lindo. Os dias vão passando e a admiração vai ficando mais forte de ambos os lados. Os dois encontram um no outro tudo que nunca encontraram em amigos reais e o amigo virtual parece ser o mais perfeito de todos em todos os aspectos. Gente boa, bonito, compreensível, romântico e inteligente (pois se você souber utilizar bem o Google e o Photoshop da pra fingir ser tudo isso ai numa boa). Essa conexão é tão forte e tão incrível e fascinante que faz com que essas pessoas participem de comunidades similares a: “Pessoas virtuais são as mais legais”, “Os melhores amigos são virtuais”, “Prefiro amigos virtuais”... E por ai vai. E esse fascínio continua por meses e meses até que se torna tão forte que a necessidade de um abraço, um beijo não da mais pra ficar no virtual! Tem que ter o toque “naquela pele”, escutar “aquela voz doce”, abraçar aquele grande amigo ou par perfeito! É exatamente ai onde surge o problema...
         Em um primeiro encontro da pra desfaçar simpatia, compreensão, ternura, carinho... Maaaassss só que a beleza não dá! A beleza internetilesca só existe na internet! No real a coisa é mais complicada. E o que até aquele momento não era problema, parece ser um problemão agora que o encontro real é uma possibilidade inadiável.
         As pessoas em redes sociais são “lindas!” Entopem as imagens com milhares e milhares de filtros de programas de edição de imagens e ficam perfeitas! Sem falar nas mil fotos em mil ângulos que tiram para poder escolher apenas uma que seja razoável para depois dar uma “tunada” e colocar em seu perfil! Tá certo, eu sei que os programas de edição de imagens são para utilizar mesmo, mas somente o suficiente para que você não deixe de ser você! Devem ser utilizados com sutileza para que não ocorra problemas de choque com a imagem(susto) em um possível encontro.
         Dizia um grande músico e poeta moderno: “Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”. Pois é isso que essas pessoas fazem! Mentem para si sobre um corpo, uma pele, um rosto, um cabelo que não tem de fato e até elas mesmo acreditam nisso! Se entregam a uma enganação e são em muitas das vezes motivo de chacota dos amigos reais. Pois quem conhece sabe que a pessoa não é aquilo tudo. O que não da mesmo pra entender é o que passa na cabeça dessas pessoas. Elas confundem o virtual com o real e não compreendem que um dia o real virá à tona e toda aquela falsa verdade será desmentida e a partir daquele momento você será motivo de zoação por parte das partes envolvidas. Seu mundo vai cair e a frustração das partes será tão grande que aquela bela e perfeita amizade ser ruirá, pois as amizades virtuais são tão fascinantes por não compartilharem problemas reais. Isto porque o real é bem mais intenso! Pegar na mão de uma pessoa, olhar fixo em seus olhos e dizer que a ama ou que não a quer ver mais é bem mais difícil que bloquear num messenger ou excluir numa rede social! Pois no dia que a pessoa te ver pessoalmente e ver que mentiu referente a beleza, outras dúvidas surgirão tais como: “Será que ela é fiel mesmo?” Será que ela é tão legal quanto parece?” “Será?”. Dai pra frente fica fácil descobrir quem realente é aquele que talvez realmente não tenha sido quem realmente pareça ser. Exagero? Será?
         Tem também aquele que declaro o pior espécime do mundo tecnológico moderno. Aquela pessoa que é perfeita na internet. Amigo, engraçado(a), alegre, extrovertido(a) e até as vezes safadinho(a). Um dia você encontra esse na rua e fica todo(a) feliz e se aproxima logo pra bater um papo real com aquele(a) amigo(a) maravilhoso(a)! Ai que tá... A pessoa é tímida, quando te vê da logo um jeito de baixar a cabeça, mal fala “oi” e isso quando fala! Pois tem uns que até desvia a caminhada ou até mesmo corre! E depois no fim do dia no messenger lá vem ele(a) com o mesmo papo bom de sempre! Como se nada tivesse acontecido! Agora lhes pergunto: “O que é isso?”(pra não baixar o calão!) O que acontece com essas pessoas que não conseguem nem se quer ser alguém de uma única face?! Ter um caráter fixo?! Possuem duas, três ou quatro personalidades(caras) sem nem mesmo saber qual é a sua real!? Não sei pra vocês, mas para mim isso é loucura! Gosto muito de internet assim como a maioria das pessoas atualmente, mas nunca nada vai substituir um encontro com a galera num fim de semana sem ter medo de quem você é! Se é engraçado, seja engraçado em toda e qualquer situação! Se é tímido, seja tímido em toda e qualquer situação! Se é feio, seja feio em toda e qualquer situação! Seu amigos de verdade respeitarão isso numa boa! Sabia?!
         Não importa o que aconteça, jamais deixe uma situação fugir do seu controle. Por mais atrativo que seja ser quem não é pra conquistar alguém que queira, não faça! Pois atrair e conquistar é bem fácil, difícil é manter atraída(o) e conquistada(o)! Seja você mesmo moleque doido bizonhento! Existe um monte de coisas que substituem a beleza como: Ser um verdadeiro amigo, ser legal, ter dinheiro... ;). Busque algo real em você para conquistar as pessoas sem precisar mentir ou fingir ser algo que não seja. Se não tem nada de bom em você, busque! Estude, malhe, treine com seus amigos legais como ser legal. Aprenda a com a internet a contar piadas, a dançar, tocar um instrumento. Use a internet de forma cultural e não para ser um charlatão que será futuramente um grande “bobalhão” da galera! Vale tudo no amor, amizade e guerra amigo! Fazer.
         E pra findar, escrevo uma frase que li por ai na internet com adaptações minhas:

“Ninguém é tão bonito quanto em seu Orkut ou Facebook, nem tão legal quanto em seu Twitter e quão menos tão feio quanto na foto de seu documento de identidade!”

Fato é fato!

Alex Ollie

13 comentários:

Ismália . disse...

Oi tio :)
Falou em Internet, falou Ismália! \o/ Acho muito bacana poder ter esse contato com pessoas de outras partes do país e às vezes até de outras partes do mundo. E sim, sou bem mais solta pela net do que no real. Mas é porque as ferramentas que utilizo aqui (blogs e etc) me dão essa sensação de tranquilidade. Por aqui posso pensar melhor antes de dizer alguma coisa que talvez soe atravessado pra quem lê.
E convenhamos que é bem mais fácil digitar um texto que falar na frente das pessoas kkkkkk Por mais que eu seja uma pessoa "solta" pra falar em público, às vezes o nervosismo pesa e fica aquele "Éhh...".
Quanto às fotos, adoro brincar com as minhas! Mudo cor, mudo a luz e mais um monte de coisas! Mas gosto de ME VER na foto. Gosto de saber que sou eu ali e não uma modelo 2371896461374 vezes mais bonita do que eu. E você acredita que algumas pessoas até me criticam por não ter tirado uma espinha ali, uma manchinha aqui, uma marca não sei onde... ¬¬'

Coisas "internetilescas"... (adorei essa palavra *-*)

Beijocas da tia Lali! Feliz 2011 pra você :)
Parabéns pelo post, tá um arraso!

Ismália . disse...

PS.: Tô ridícula na minha carteira de identidade :S

Salão Zig Zag Cachos disse...

Bem Srta Ismália,
Você é o melhor exemplo de pessoa que vive bem no mundo moderno. Você tem lá sua timidez, mas não é diferente na net do que é no real. Você socializa bem no real(pelo menos comigo! Fala pelos cotovelos!oiauhaiuhaiu). O que me deixa indignado é como muitas pessoas são estranhamente diferentes do virtual pro real! Parece até transtorno de dois ursos polares(bipolar)! Acho isso muito estranho.

Quanto as suas fotos, gosto muito. Tem o toque sutil suficiente para ficar longe do exagero. Luz, sombra e afins. Pronto.

Quanto ao RG, é sempre uma sacanagem. Já na minha CNH eu fiz uns ajustes no PS e depois mandei revelar o 3x4! hehehe Pelo menos em 1 doc tem que ficar bom né?! hehehe

Obrigado pela visita
Sem mais delongas.
Bjão

Ismália . disse...

Falo muito pra disfarçar a timidez.
Disfarço bem pra caramba, né?
kkkkkkkkkkkkkk

Tá, parei.

Elisa M disse...

amei o post ;D

Anônimo disse...

É. O que um bom photoshop não faz? Antigamente podiamos medir a real beleza de uma mulher depois de uma festa, com o uso simples de água e sabão. Hoje, percebemos uma coisa estando ao vivo e somos surpreendidos pelo que as fotos nos jornais nos mostram. Até Geisy Arruda em sua capa da Playboy foi vítima de comparações com sua aparência no reality "A Fazenda".

Minha humilde opinião é que tudo tem que ter o seu limite. Não é possível dizer que somos completamente honestos quando colocamos uma ou outra foto no Orkut, ou qualquer outra dessas redes sociais. Mas algumas pessoas usam tanto desses recursos que passam de meros mortais a deuses do olimpo. Mas será que não é melhor tirar apenas pequenas imperfeições como uma espinha grande em um dia de festa do que eliminar até sinais de nascença?


Outro caso são os milhares de fakes. Confesso, tenho mais de um até. Mas todos são traços da minha personalidade. Muitas vezes me confundo tanto com meu fake que ele fica extremamente real, por ser uma pessoa real que usa ele! Me impressiono com a quantidade de pessoas que em vez de assumir seus próprios comportamentos, mas dentro de um fake são pessoas bem diferentes, com mais opinião e até defensores árduos da mesma. Porque não ter um pouquinho de personalidade própria? Conheço pessoas tímidas que apesar disso tem opinião bem afirmada sobre diversos assuntos e discursam bem sobre isso. Já fui um tímido, e com o advento da internet, descobri que poderia ser bem mais sociável. O problema dessa geração é isso. A falta de personalidade. Ou melhor, a falta de uso da mesma.

Salão Zig Zag Cachos disse...

Então. O uso de Photoshop e ter fakes é bem normal no mundo internetilesco e acho até divertido, meio complexo, mas divertido. O que acho estranho são essas personalidades loucas! Você vai todo feliz conversar com a pessoa pessoalmente e derrepente descobre que não é nada daquilo que pensava ser... Isso que acho estranho. Ferramentas são feitas pra utilizar mesmo, só que o bom senso e o discernimento devem que ser praticado sempre.

Valew pela visita pessoas!

Beatrice R.D.L disse...

Bom senso? Discernimento?
Na internet? Isso soa estranho.
Vc nao é um ser internetlesco, se nao saberia
que isso é "quase" inexistente.
Bom, concordo com tudo q vc disse. É véro.
Eu tbm brinco com minhas fotos.
Mas o q faço é clarear, sombriar, de acordo com minha vontade no momento.
Nao mudo o formato do meu nariz, ou escondo minha orelha, nao mudo a cor do meu olho, nem a forma do meu corpo.
Isso deixo pras modeletes de revista, principalmente as da playboy, q tem um coitado q passa sabe-se lá quanto tempo "arrumando" a foto da muié, pra sair na capa gostozona.Arg!
Mas tá aí, acho q vou fazer umas mudanças na minha foto da identidade e tirar outra via...hehe
E eu sou tímida, rude, chata, e outras cositas más,e pessoalmente só piora... eu acho.

E eu sou meio pancada, mesmo, natural. "De médico e louco todo mundo tem um pouco".Nao é a internet q faz isso, ela só ajuda a deixar mais claro.

Belo post, vc precisa mandar isso pras pessoas q fazem tudo isso q vc disse. Será q elas vao se ver nisso?!

Ps: Que livro, credo!!!

letras disse...

trágico, depois dessa revolução e inclusão digital, muita gente deixou de ser ´´gente``. um velho se diz novo para atrair as gatinhas, um pedófilo vira criança para atrair alguma criancinha para saciar sua cede doentia, e assim sucessivamente...
mundo bizarro e extranho. uma ferramenta de estudo e pesquisa vira brinquedo na mão de qualquer um.

Salão Zig Zag Cachos disse...

Olá Srta Beatrice.
O objetivo é que pessoas de beleza internetilesca leiam mesmo! hehehe

"Ps: Que livro, credo!!!" E se eu te contar que cortei quase pela metade o que tinha pra dizer! O.o. iuahoiuahoiuahoiuhaoiuah. Empolgação básica! Mas depois resumi e resumi e ai sobrou isso ae. ;)

Bem sr CASN,
por esse lado é realmente um problema social. Eu fico mais admirado quando programas como o Pânico na TV fazem aquelas câmeras escondidas para pegar pedófilos! O.o! Fico atormentado! É tipo: "Oi, qual é seu nome? Você gostaria de tirar sua roupa? Me ver nu?"
Os caras nem esperam surgir intimidade... 40 advogado casado tarando menininha de "12, 15" anos... Trágico demais isso!

Valew pela visita. Voltem sempre!

Jogador Casual disse...

És mano, algumas coisas dessa internet realmente me incomodam, essa do disturbio bipolar com as pessoas que se soltam pelo msn, mais qnd conversam pessoalmente são verdadeiros tapados
aff isso me incomoda

parabens pelo post teacher, parabens pelo blog, ótimo trabalho, sinto que quando estamos em contato, eu estou sempre aprendendo.
abração mano Ollie o/

Lilith disse...

Sem falar nas mil fotos em mil ângulos que tiram para poder escolher apenas uma que seja razoável para depois dar uma “tunada” e colocar em seu perfil!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

sou eu purinhaaaaaaaaaaa o/

sou mo feia na vida real, tiro um milhão de fotos até arrumar uma q fica legal xDDDDD heaiuehaiuheaiuheauihaeiuheuaiheauihiau

to bege com seu post

;D

ficou ótimooo

Parabénsssss


bjs

Salão Zig Zag Cachos disse...

Srta Ramsdorf,
Também não exagera né!?

As vezes é perfeccionismo mesmo... ;)

Obrigado pela visita!

Volte sempre.

Postar um comentário